DONALD BURRIS VISITA O ESCRITÓRIO DA DOMINGUES

Inspiração para o filme “A Dama de Ouro”, Dr. Donald Burris atua na recuperação de obras de arte roubadas pelos nazistas

No dia 12 de dezembro de 2016 (segunda-feira), o escritório da Domingues Advogados Associados recebeu a visita ilustre do Dr. Donald Burris, do escritório Burris, Schoenberg & Walden LLP, de Los Angeles, nos Estados Unidos. O advogado esteve de passagem por Curitiba, para palestrar sobre a atuação de seu escritório em casos de recuperação de obras de arte roubadas pelos nazistas na segunda guerra mundial. O caso mais emblemático em que atuou é a recuperação de quadros do artista Gustav Klimt, conforme retratado no filme “A Dama Dourada”. Conheça um pouco melhor a história no vídeo abaixo:

[embed]https://youtu.be/CU2iZmNVTlk[/embed]

Nascido em setembro de 1945 no Brooklyn, Nova York, Donald Burris se graduou com honras na Alfred University, em 1965, e como o primeiro da sua classe na Georgetown University Law Center (Centro de Direito da Universidade de Georgetown), que fica em Washnigton – DC, em 1969.

Durante seus estudos em Georgetown, Donald Burris sempre se mostrou engajado em diversas atividades. Participou como editor-chefe do jornal da Universidade, foi voluntário em vários comitês estudantis e trabalhou como assistente do Juíz James R. Browning, na United States Court of Appeals for the Ninth Circuit (Corte de Apelações).

Após formado, o Dr. Donald Burris trabalhou, também, como professor e conselheiro em algumas Universidades, incluindo a de sua graduação como advogado. Na década de 80, já com seu escritório (Burris, Schoenberg & Walden, LLP), ele e seu sócio, Randol Schoenberg, foram contratados por Maria Altmann. Ela desejava recuperar uma obra de arte de família que havia sido roubada de sua casa pelos nazistas, durante sua invasão. A obra se tratava do quadro de Gustav Klim, “O Retrato de Adele Block-Bauer I”, conhecido, também, como “A Dama Dourada”, que deu origem ao filme de mesmo nome, que possui como protagonistas Helen Mirren (Matia Altmann) e o premiado ator Ryan Reynolds intepretando o Dr. Donald Burris.

Com esse trabalho, Donald Burris e seu sócio enfrentaram o governo austríaco para a trazer a obra de volta à sua dona. No final, deu tudo certo e eles tiveram sucesso. Isso rendeu ao seu escritório a fama e se tornou uma das referências mundiais na recuperação de obras de arte confiscadas e desaparecidas durante a Segunda Guerra Mundial.

Confira no link a entrevista que o advogado concedeu à Gazeta do Povo: goo.gl/3dktOZ

Fontes:

http://www.bslaw.net/ http://www.oabpr.com.br/Noticias.aspx?id=23942]]>